Lanternas para defesa pessoal
- Blog ThaBel
- 6 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Você já tirou uma foto à noite com flash? Se já, então você sabe que demora um ou dois minutos para os seus olhos se reajustarem. Agora imagina esse flash até 100 vezes mais intenso e piscando sem parar... parece uma loucura né? É para isso que serve a função estrobo nas lanternas táticas e militares.

As lanternas mais modernas e sofisticadas possuem várias funções a mais do que simplesmente acender. Algumas vêm com diferentes níveis de intensidade, já outras com algumas funções inteligentes como a "estrobo" citada acima.
Mas para quê serve?
Isso é bem simples, mas depende do cenário em que está inserida. Pelo fato de ser normalmente as lanternas Táticas e Militares que acompanham essas outras funções, elas são bastante usadas em combates reais ou em simulações como nos jogos de Airsoft, por exemplo. Ela é anexada no corpo do seu armamento e acionada assim que você quiser ligar e desse modo é utilizada de modo estratégico para de certa forma "cegar" o inimigo/adversário e ele então não ter condições de identificar onde o seu corpo realmente está localizado.
Pode ter ficado bem confuso ainda, mas eu vou explicar como os olhos funcionam e depois voltamos ao por quê de a lanterna funcionar como um item de defesa pessoal.

O nosso olho funciona mais ou menos como uma câmera. Então se você abre/fecha o diafragma de uma câmera para entrar mais/menos luz, o nosso olho faz isso com a nossa pupila. Por isso que quando você fica muito tempo no teu quarto com a luz apagada e quando se levanta e se olha no espelho, você percebe que a sua pupila está dilatada, pois você estava em um ambiente muito escuro e o olho tentou aumentá-la ao máximo para absorver a maior quantidade de luz possível
Mesmo o olho sendo a máquina mais rápida a conseguir se reajustar em foco e em luz, ele demora bastante até se ajustar 100% à um ambiente totalmente diferente, como é o caso de quando vamos dormir. Seu cérebro demora um tempinho para conseguir começar a enxergar o que está à sua volta mesmo tendo pouquíssima luz entrando por de baixo da porta do quarto, por exemplo.
Beleza, agora que você já entendeu como o olho funciona fica fácil entender o que aconteceria se acendessem uma luz estroboscópica direto para ele. Primeiro que só por acender uma luz de grande potência é causado um efeito de vinheta igual ao das fotos, só que bem mais intenso. Então como o seu olho está recebendo uma gigantesca quantidade de luz, sua pupila se fecha para tentar diminuir isso e não te incomodar, entretanto todas as outras partes que não estão bem iluminadas ficam completamente escuras, como nos exemplos abaixo:

E o modo estrobo, além desse efeito mostrado acima, com a luz piscando sem parar em uma alta frequência faz a quem estiver olhando para ela perder em segundos a noção de espaço, de horizonte e equilíbrio. Se olhar por muito tempo você começa a ter alguns efeitos colaterais como os causados pela vertigem, principalmente aos que são mais sensíveis à esse tipo de efeito.
Vale lembrar que as luzes e as funções estroboscópicas são totalmente diferentes das de SOS (que também vêm em algumas lanternas e no aplicativo de flash do seu smartphone, pro exemplo). A sequência de acendimento de luzes que representam SOS são na verdade essas mesmas letras em código morse tendo uma frequência muito mais lenta em suas piscadas e um significado real.
Outra dica é que existem alguns modelos de lanternas que são exclusivamente para defesa pessoal. Nesses modelos, a ponta da lanterna contém uma espécie de coroa que pode machucar bastante com o impacto e servem justamente para se defender de um agressor.
Se você curtiu esse artigo continue acompanhando o nosso blog. E se você gostou dessas lanternas ou se interessa em adquirir uma dessas para defesa pessoal nós temos vários modelos de lanternas em nossa loja!
Comments