HIDRATAÇÃO NA FÓRMULA 1
- Blog ThaBel
- 24 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

TEMPERATURA DE UM COCKPIT
Os refis de hidratação são bastante utilizados em esportes, principalmente os de grande duração como o ciclismo e o automobilismo, por exemplo.
Os cockpits dos carros de Fórmula 1 durante o Grande Prêmio da Malásia, por exemplo, chegam a alcançar 50ºC somente por causa do calor corporal do esforço que eles têm de fazer para pilotar, temperatura ambiente, pressão que eles sofrem devido à alta velocidade, calor do motor do carro, entre outros. Vale lembrar que os pilotos utilizam várias roupas à prova de fogo, além do macacão da equipe o que faz com que eles transpirem muito. Os pilotos perdem cerca de 2Kg de fluidos corporais durante uma corrida, e somados ao estresse do calor, tudo isso influencia na performance do piloto e ainda eles correm um grande risco de chegar ao nível de desidratação.

HIDRATAÇÃO E DESIDRATAÇÃO NA FÓRMULA 1
Somente água não é suficiente para hidratar os pilotos durante uma corrida inteira de Fórmula 1. Por isso alguns deles preferem beber vários tipos de uma mistura de sais minerais com base em glicose, vitaminas e minerais para ajudar o sangue a manter um equilíbrio químico no corpo, além de muito isotônico antes das corridas.

Se não forem feitas as devidas hidratações e reposição de vitaminas e minerais no organismo dos pilotos, eles podem chegar ao nível de desidratação levando até ao desmaio. Em 2008, no mesmo Circuito da Malásia, o piloto Jarno Trulli precisou abandonar a corrida por esses motivos.

Por isso é tão importante os refis de hidratação acompanhando os pilotos. Mas você sabe como eles bebem a água ou o isotônico dentro dos refis?
Bom... na verdade o refil fica preso na parte de dentro do carro e possui uma mangueira que leva o líquido até a boca do piloto. Mas para que eles não se desconcentrem e não precisem fazer força “chupando a mangueira”, no volante existe um botão que se parece com aquele sistema da mangueirinha para limpar o para brisas do seu carro, dessa forma o líquido é “empurrado para cima” automaticamente e então o piloto pode beber o líquido de forma bem segura durante a corrida.
Ah e uma curiosidade: eles normalmente bebem nas grandes retas das pistas para que nas partes de muitas curvas eles tenham foco total e prestem muita atenção em cada movimento, e na hora que estiverem mais “sossegados” consigam beber tranquilamente.

E aí? Você curte Fórmula 1? Ahh e se você curtiu o mecanismo dos refis de hidratação, nós vendemos também, lá na ThaBel!
Nós vendemos tanto os refis quanto bolsas que suportam eles para as suas aventuras. Está esperando o que, visite a nossa loja e garanta já o seu!
Comentários