CANIVETES: Arma branca ou ferramenta?
- Blog ThaBel
- 10 de ago. de 2018
- 4 min de leitura

Existem diversos tipos de canivetes e cada um deles é recomendado para algumas ocasiões específicas.
Os tipos Spear Point ou Tanto, por exemplo, têm grandes poderes de estocadas pelo comprimento de suas lâminas e o ângulo agudo de suas pontas. Nesse caso é uma arma excelente e precisa.

Já os canivetes do modelo Drop Point têm sua lâmina mais curta e sua ponta mais curvada, ganhando bem mais resistência, sendo perfeitos para o uso contínuo de cortes. Nesse caso, ele seria o mais ideal para o dia a dia e em suas aventuras, sendo utilizado mais como uma ferramenta do que de fato como uma arma.

Além do canivete comum, com cabo de madeira e lâmina de aço fixa ou que tem abertura acionada por meio de trava, um dos modelos mais famosos e utilizados é o canivete suíço. Ele é uma excelente ferramenta por causa de sua multifuncionalidade.

Esse tipo de canivete é muito utilizado quando se fazem acampamentos (lugares onde não tem nenhuma ferramenta de fácil acesso) e até mesmo no dia a dia, dentro de casa. Se bem afiadas, suas lâminas podem ser utilizadas até para a culinária.
São muitas as funções que esses canivetes possuem, por isso, vamos explicar cada uma delas para você.
Lâminas e Funções
Lâmina “Abridor de garrafas”
Todo praticante de esportes outdoor que curte tomar cerveja no seu momento de lazer conhece muito bem essa funcionalidade. Muitos outros produtos que têm continente em garrafas de vidro e vedação em tampinhas podem ser abertos com esta lâmina.
Entretanto, ela também pode ser útil para escavar em superfícies duras como madeira, borracha, etc., além de sua chave de fenda na ponta, para parafusos.
Lâmina Serra
Há uma lâmina serra porque as lâminas normais muitas vezes não conseguem cortar madeira, mas a “Lâmina Serra” de um canivete suíço é para suprir esta debilidade. No caso de uma necessidade de fazer uma fogueira, por exemplo, é possível cotar com esta lâmina pequenos pedaços de galhos e ramos de árvores mortas.
Uma outra utilidade desta lâmina é para ajudar a descamar um peixe recém pescado para prepará-lo para cozinhar.
Lâmina “abridor de latas”
A lâmina levemente curva é conhecida mundialmente como muito útil para abrir latas de alimentos. Durante muito tempo os soldados eram alimentados com comida enlatada, e esta ferramenta era realmente muito útil. Atualmente não há uma quantidade de alimentos que necessitam deste instrumento.
Nos modelos mais modernos possui a existência de uma pequena chave de fenda na sua ponta, muito útil para pequenos parafusos que necessitam de “Chave Philips”.
A lâmina também é útil para raspar pedaços côncavos de madeira seca e com isso ajudar a atear fogo em madeiras úmidas. Como a sua ponta curva também é levemente afiada serve para abrir furos em borrachas, plásticos e pedaços de metais finos.
Lâmina grande
A lâmina grande possui toda a sua superfície brilhante para permitir enviar sinais de emergência: basta utilizar o reflexo da luz solar na direção correta. Em um bom curso de técnicas de trekking e campismo este tipo de técnica é ensinada.
Por possuir uma superfície de corte longa é perfeita para ajudar na cozinha, limpar carne de animais depois de caçar/pescar, cortar vegetais, cordas, tecidos e fitas tubulares.
Lâmina furadora
Se você possui uma pederneira é a lâmina mais indicada. A pederneira é uma rocha sedimentar silicatada, capaz de produzir faíscas quando raspado peças de metal. Este equipamento é muito utilizado em isqueiros.
Esta lâmina também serve como um cutelo, para abertura de pequenos furos como, por exemplo, um novo buraco no cinto de couro. É bastante útil, além de furar couro, para costurar linhas de nylon em alguma tira de borracha grossa com o auxílio do pequeno buraco que existe no seu corpo.
Lâmina saca-rolha
O uso da lâmina saca-rolha não fica restrito às garradas de vinho. Esta lâmina é muito útil para ajudar a desfazer nós em cordas também.
Pinça
As pinças existentes no corpo do canivete são muito úteis para sacar espinhos dos pés e mãos.
Porém seu corpo metálico permite improvisar uma bússola, bastando romper um dos lados (caso não tenha dó do seu equipamento) e esfregar em uma lã, ou o seu próprio cabelo para magnetizá-la. Você terá que ter uma superfície com água também.
Lâmina pequena
Quando a lâmina grande começa a ficar incômoda para algumas tarefas, a lâmina pequena entra em ação.
A lâmina pequena oferece maior controle e precisão na hora de fazer tarefas como limpar alimentos que requerem cuidado e dedicação.

Funções diferentes
Além das funções tradicionais, os canivetes mais modernos foram sendo adaptados, podendo conter também:
Régua
Chaves de bocas (de diversos tamanhos)
Lixa
Alicate (há alguns modelos que são um alicate com multifunções acopladas a sua volta)
Tesoura
Martelo

Existem diversos tipos de canivetes, uns que acoplam algumas ferramentas, outros que acoplam outras e até mesmo alguns que acoplam tudo em uma só como o caso da edição especial da Wenger com 85 funções.

Funções especiais
Nos últimos anos, já próximo dos nossos dias atuais, o canivete tornou-se uma peça importante às práticas desportivas e profissionais, como a grupos de salvamento e resgate.

Existem também versões personalizadas a determinadas profissões, como os socorristas como dito acima, e bombeiros.

Nesses casos eles veem com algumas outras ferramentas como lanternas, pino para quebrar vidro e lâmina de serra especial para cortar vidro. Esses que são utilizados para resgates, até veem com uma pintura verde fluorescente que é para as supostas vítimas terem uma fácil identificação do socorro.
E você? Se interessou por algum tipo de canivete? Ou quem sabe esta precisando de uma para as suas aventuras?
Aqui na ThaBel nós temos diversos tipos, desde os comuns de uma única lâmina até os multifuncionais. Está esperando o que, visite a nossa loja e garanta já o seu!
Até a próxima!
Comments