AIRSOFT
- Blog ThaBel

- 30 de mai. de 2018
- 3 min de leitura

O AIRSOFT
O Airsoft é um esporte de simulação de combates militares onde os jogadores participam de operações em ambientes fechados ou ao ar livre, geralmente estas áreas também possuem uma grande extensão, assim como os campos de batalhas reais. Como a intenção básica do esporte é simular situações de combate, busca-se o realismo em todos os aspectos. Assim, os equipamentos e as vestimentas utilizadas são bem parecidos com os reais. Os jogos são compostos por duas ou mais equipes, vencendo a equipe que conseguir cumprir seu objetivo primeiro, existindo uma infinidade de objetivos.
O Airsoft tem grande destaque em diversos países asiáticos, como o Japão, China, Taiwan, Macau, Coreia do Sul e Filipinas, pois nessas regiões a burocracia para adquirir uma arma de fogo é muito rígida.
O Airsoft surgiu no Japão na década de 1970, sendo hoje um esporte muito popular em todo o mundo. No Japão, é quase um esporte "nacional". Nos Estados Unidos, por exemplo, todo ano ocorre o evento "Operação Irene", no qual uma base de treinamento do exército é utilizada para a realização de um evento que dura um fim de semana inteiro.
O AIRSOFT NO BRASIL
No Brasil o Airsoft começou a se tornar popular apenas no início dos anos 2000. Com o crescente surgimento de equipes de Airsoft no Brasil logo ocorreu o primeiro evento nacional, a Operação Fenix, em novembro de 2009.
Os praticantes desse esporte são pessoas comuns que nutrem uma profunda admiração pelas forças policias e militares mundo afora. São médicos, engenheiros, professores, militares, estudantes, pedreiros, vendedores, etc.
Não há nenhuma vinculação política, militar, separatista, revolucionária ou criminosa. São pessoas comuns que através do esporte se divertem baseadas na honra, segurança e respeito às leis.
Diferentemente de jogos como o Paintball, que são considerados mais uma brincadeira, no Airsoft o objetivo é simular com o máximo de realismo uma ação de combate. Hoje em dia o Airsoft também é utilizado como treinamento militar.
ARMAS
As armas são réplicas de armas de fogo reais, porém, seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas. No Brasil as armas devem possuir a ponta laranja que é exigida em todos os equipamentos.
As armas de Airsoft são separadas em três tipos diferentes de funcionamento, por ação de mola, também chamadas de Spring, elétricas (AEG) e a gás (GGB). Cada tipo de arma de Airsoft é mais indicada para determinadas simulações e posições dos jogadores, pois cada uma apresenta um desempenho diferente. Por exemplo, para quem está iniciando no esporte é mais indicado uma arma AEG.
MUNIÇÃO
As bbs são bolinhas de plástico rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento do esporte, já que ele deverá acusar que foi atingido e sair do jogo.
HONESTIDADE E HONRA
Como falado anteriormente, o Airsoft é um esporte em que a honra dos jogadores é fundamental e que se destaca pelo realismo! Como a munição não possui tinta, ela não marca ao acertar o outro jogador, assim quando um jogador é atingido, imediatamente ele acusa o acerto e sai do jogo. A honestidade dos jogadores é então, fundamental para o desenrolar do esporte e sua popularização pelo mundo.
O AIRSOFT DE ACORDO COM AS LEIS BRASILEIRAS
No Brasil o Airsoft é um esporte regulamentado pelo Exército Brasileiro, mas não precisa ser militar para poder praticar, apenas é necessário ser maior de 18 anos.
Já a respeito das armas utilizadas no Airsoft, mesmo sendo réplicas de armas de fogos, é preciso sempre estar portando a Nota fiscal que comprova que ela é legalizada no Brasil.
Ficou interessado em saber mais desse esporte que cada vez vem ganhando espaço e adeptos? Fique sempre atento à ThaBel, além da enorme variedade de produtos para Airsoft que temos em nosso site, também estaremos disponibilizando mais conteúdos!




Adorei o post! Ficou muito bem explicado!